IMERSÃO ENOGASTRONÔMICA

VINHOS E GASTRONOMIA | FRANÇA 2017

LYON | VALE DO RHÔNE | BEAUJOLAIS | BORGONHA | JURA

Uma oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos da gastronomia e vinhos franceses. Uma imersão gustativa, entre degustações, cursos e história, você viverá este patrimônio da UNESCO, como nunca visto antes! Grupos reduzidos, exclusivamente acompanhados por especialistas no assunto e portas abertas dos melhores estabelecimentos. Público alvo : Profissionais da gastronomia e vinhos e apaixonados por comer e beber bem. 

SUAS COMPANHIAS DE VIAGEM 

Jean Claude Cara, é franco - brasileiro, consultor em vinhos e chef de cozinha. Possui um livro escrito sobre a região da Borgonha. Conhecedor dos vinhos e da gastronomia francesa como poucos. Explicações sobre o terroir, vinhedos, degustações e discussões regadas a bom vinho e boa comida serão os principais protagonistas que nos levarão a um mergulho profundo na cultura e na história da região.

Pryscila Gashi Musso, é a fundadora da GIMGourmand, brasileira, ex- publicitária e apaixonada pela gastronomia e os vinhos franceses desde seus tempos de Brasil. Se especializou no assunto através de diversos cursos sobre as regiões que representa e com diplomas de reconhecimento mundial (WSET3), para poder dividir sua paixão, descobertas, conhecimento dos territórios e suas características com vocês. 

1 DIA : LYON | CHEGADA Estaremos esperando vocês em Lyon, capital da gastronomia francesa, para iniciar nossa imersão. Chegadas ao longo do dia. À noite jantar gastronômico de confraternização para nos conhecermos melhor e apresentar o programa para o grupo. Entrega do material impresso contendo : cadernos de degustação, mapas e uma surpresa. 

2 DIA : BEAUJOLAIS | TERRA DE GAMAY Percorreremos a famosa rota dos vinhos, descobrindo paisagens únicas e exuberantes castelos, acompanhados por Pryscila Gashi, especialista dos vinhos e cultura local.

Começaremos nosso dia com a visita de um pequeno produtor, que produz grandes vinhos de guarda. Com degustação no final.
Seguiremos nosso passeio em direção do Mount Brouilly, onde os aromas se tornam mais com- plexos, mergulharemos nas caves onde floreiam o : brouilly, côtes de brouilly, chénas, chiroubles, fleurie, morgon, moulin-à-vent, régnié, saint-amour, julienas ...

Dez vinhos do Beaujolais mais trabalhados, grandes tesouros da região.
Lá visitaremos um segundo produtor, também fiel aos métodos tradicionais e a produção de grandes vinhos.
Almoço em um restaurante gastronômico, com uma vista linda.
Logo após o almoço, visitaremos Oingt, pequeno vilarejo medieval que foi nomeado : "mais belo vilarejo da França", oferece uma vista excepcional sobre a paisagem do vale de Azergues com falsos ares de Toscana, que dá origem a vinhos gananciosos e generosos para desfrutar no local. Parada para uma degustação de vinhos e visita da cave.
Visitaremos em seguida um castelo da região,também produtor de vinhos, finalizando nosso tour em Beaujeu, a capital histórica do Beaujolais, onde o moinho Romanèche-Thorins no século XV é classificado como monumento histórico.
Parada para degustação em uma loja de produtores locais : apreciaremos produtos
locais, harmonizados com vinho.
No final deste dia, você terá esquecido qualquer pré - conceito que possa ter
em relação aos vinhos desta maravilhosa região. 

3 DIA : VALE DO RHÔNE SETENTRIONAL | GRANDES VINHOS & CHOCOLATE O Vale do Rhône (em português) é o segundo mais extenso vinhedo produtor de vinhos finos da França, perdendo apenas para Bordeaux. Região de grandes contrastes, costu- ma-se dividir o Vale em duas partes que possuem climas, solos, terroirs e castas de uvas diversas: o Vale do Rhône Setentrional e o Vale do Rhône Meridional.

Hoje visitaremos duas apelações celébres do Vale do Rhône Setentrional, Côte Rôtie e Hermitage. Um intensivo de degustações e visitas de vinhedos nos mais renomados produ- tores da região. Completaremos esta experiência, com a visita da fábrica de um dos mel- hores chocolates do mundo : Valrhôna, conhecido por ser o chocolate usado pelos grandes chefes de cozinha franceses, você entenderá rapidamente o por quê.

Para começar o dia, o guia buscará no hotel e vocês pegarão a estrada para começar as visitas:  Começaremos pela região de Côte Rotie, onde faremos uma degustação e visitaremos os vinhedos de vinhos famosos.

Passearemos entre os vinhedos, aprendendo sobre o solo e principais características dos vinhedos.

Em seguida, iremos para a região de Hermitage. Uma Degustação de vinhos, seguido de almoço gastronômico no local.Depois de comer e beber bem, hora de caminhar! Saída para visita da famosa Chapelle, com vista sobre os principais vinhedos do TAIN.Na hora do lanche : Visita da fábrica Valrhôna!Seguiremos para uma visita de um domínio menor e mais familiar, que produz grandes vinhos de guarda. No final do dia retornaremos ao hotel em Lyon. 

5 DIA : BORGONHA | CÔTE DE NUITS Hoje pela manhã trocaremos de cidade e hotel. Partiremos em direção de Beaune, capital dos vinhos da Borgonha, onde o JEAN CLAUDE CARA estará aguardando o grupo para continuar esta imersão, com uma intensidade ainda maior.

A Côte de Nuits, conhecida como o ponto nobre da Borgonha, concentra o maior número de vinhedos classificados em Grand Cru, produzindo assim os melhores tintos da região. Em nenhum outro lugar do mundo a Pinot Noir se mostra tão rica, elegante e sedutora. Suas AOCs mais conhecidas são: Gevrey-Chambertin, Vosne-Romanée, Vougeot, Cham- bole-Musigny, Marsannay, Morey-St-Denis e Nuits-St-Georges.

Saida para a Côte de Nuits pela Route des Grands Crus, onde passaremos pelos vinhedos mais importantes da região, produtores de vinhos emblemáticos e disputados no mundo todo! Aproveite esta aula única que você terá à céu aberto e o contato direto com a matéria prima. Explicação nos vinhedos sobre o terroir bourguignon e seus vinhos pelo especialista Jean Claude Cara.

Nossa primeira Degustação será em um Domaine em Vosne Romanée. Seguido de Visita aos Grands Crus de Vosne Romanée;
Aproveitaremos para Visitar uma fabrica de queijos da região e descobrir os queijos locais. Almoçaremos em um Autêntico Restaurante de Villarejo tipico Bourguignon.

À tarde, visitaremos o Château du Clos de Vougeot, tão importante na história dos vinhos desta região;
Degustação em um Domaine na Côte de Nuits
Retorno à Beaune

Jantar - reserva no restaurante Loiseau des Vignes Bernard Loiseau 1 estrela Michelin. 

6 DIA : BORGONHA | CÔTES DE BEAUNE Na Côte de Beaune, são produzidos diferentes estilos de vinhos tintos e vinhos brancos remarcáveis. De Pommard originam-se os tintos mais rústicos da região. Mersault, conhecida pelos brancos excepcionais, possui vários Premiers Crus e inúmeros brancos únicos. De Puligny-Montrachet e Chassagne-Montrachet saem os vinhos brancos mais famosos do mundo. Alguns produtores da região, estão entre os melhores da Borgonha e são conhecidos pela alta qualidade constante de seus vinhos.

Partiremos do hotel, para mais uma aula à céu aberto nos vinhedos, desta vez na Côte de Beaune, passando por Pommard, Volnay, Meursault... prepare-se para ver de perto e viven- ciar a cultura dos vinhedos, de vinhos que você admira.
Primeira parada para uma Visita e degustação em um Domaine em Puligny-Montrachet. Hoje, o almoço será estrelado, em um restaurante 1 estrela no guia Michelin. Onde você irá degustar um dos melhores escargots que já comeu! Ou se ainda não experimentou, será introduzido à esta especiaria em grande estilo.

À tarde, visitaremos os Grands Crus de Chassagne e Puligny-Montrachet. Voltaremos para Beaune passando por Saint Aubin, Gamay e pelas falésias. Prepare-se para tirar fotos únicas desta região.
Nossa próxima degustação será em um Domaine em Volnay.

Finalizaremos o dia com uma visita ao lendário Hospices de Beaune. Sugestão para o Jantar : Restaurante Lameloise - 3 estrelas Michelin. 

7 DIA : Masterclass e Curso de vinhos da BORGONHA. Para finalizar nossa imersão na Borgonha reservamos uma experiência única : Um masterclass com Jean Claude Cara, com direito a harmonização e diploma no final. Partiremos logo cedo ao mercado para comprar os ingredientes necessários e descobrir os produtos locais, com explicação do CHEF.

Em seguida, instalados no atelier, onde faremos o curso, seguiremos passo a passo as dicas e explicações do chef para conceber um tradicional almoço Bourguignon. Quando tudo estiver pronto, iniciaremos a degustação, harmonizada, é claro, com os melhores vinhos da Borgonha.
Tarde livre. 

8 DIA : JURA | PARAÍSO DOS VINHOS EXÓTICOS O Jura é o paraíso dos vinhos exóticos da França, fica entre a Borgonha e os Alpes Suíços, é a menor região produtora de vinhos da França. Ainda pouco visitada pelos turistas, a região mantém um charme de interior, perfeito para uma visita descontraída e um papo com alguns dos mais de 200 viticultores da região. O segredo mais bem guardado do Jura é o Vin Jaune - um vinho de grande prestígio, composto 100% de uvas Savagnin, cultivadas no fim da estação, e maturadas por pelo menos seis anos.

Nosso dia começará com a visita de uma CAVE à compté, o famoso queijo local. Veja como eles são maturados e acompanhe os passos da fabricação.
Saindo de lá, partiremos para nossa primeira degustação de vinhos do dia, em um produtor fiel à tradição vinícola e fiel aos vinhos do Jura. Uma aula sobre estes vinhos e sua produção será dada por Jean e pelo proprietário.
Almoçaremos em ARBOIS, antes de continuar nosso passeio na região. Em seguida visitar- emos a cidade, um pequeno vilarejo com pouco mais de 3,6 mil habitantes, conhecida como TERRA de LOUIS PASTEUR. Lá visitaremos o Museu de Pasteur e entenderemos um pouco mais da relação entre as descobertas científicas e o vinho. Logo depois, faremos uma parada em um dos melhores fabricantes artesanais de chocolate na França : Eduard, premiado como um dos melhores artesões de chocolate da França. Uma degustação está prevista.
Parada em uma loja de vinhos, com direito à consultoria para compra.
Nossa última parada, será em um produtor de vinhos, onde degustaremos as maravilhas do Jura e seus famosos vinhos.

INCLUSO :

- Especialistas de vinhos e território de cada região visitada. - Transporte para o grupo e para as atrações / visitas.
- Refeições : Almoços com uma taça de vinho inlcuso.
- Degustações.
- Visitas e entradas nos monumentos e locais visitados.

NÃO INCLUSO :
- Outros rótulos de vinhos, que sigam preferências pessoas.
- Jantares.
- Restaurantes estrelados (exceto no dia 6 - no almoço).
- Reservas de restaurantes, outros e transporte fora do circuito.
- Transfer de chegada em Lyon (estação de trem - hotel / aeroporto - hotel) - valores sob consulta. - Transfer de saída de BEAUNE (para aeroporto ou estação de trem). - valores sob consulta.
- Hospedagem (pode ser reservada pela nossa equipe - valores sob consulta).