Beaujolais Completo

Para descobrir de Norte a Sul a Rota dos Vinhos do Beaujolais :
Dos vinhos mais novos no sul, aos dez mais imponentes no norte. Visitaremos as colinas do Beaujolais, os vinhedos, os produtores de vinhos e de outros produtos típicos, e aldeias com casas de pedra cor de ouro, que brilham no sol.

Uma nova rota do vinho

Este pequeno pedaço da França, conhecido mundialmente por seu vinho novo (BEAUJOLAIS NOUVEAU), somente em 2010 lançou a sua rota dos vinhos.
De Fleurie, Morgon, Saint-Amour, Moulin-à-Vent, Brouilly, Julienas, etc. ; a Rota Beaujolais dos Vinhos é uma rota apreciável que percorre 140km. Os principais locais de atrações turísticas do vinho, que atravessa 36 municípios e orienta o visitante através da sua descoberta da terra e produtos locais (terroir).
Saindo de Lyon, a rota atravessa o país das pedras douradas, que tem este nome por causa das pedras onipresente nas 33 aldeias. Cujas fachadas são iluminadas por tons dourados, ocre claro ou vermelho, dependendo da época do ano.

2o DIA : Conheça os dez crus Beaujolais

Hoje nossas visitas terão mais intensidade de sabores.
Passando o Mount Brouilly, os aromas se tornam mais complexos, mergulharemos nas caves onde floreiam o : brouilly, côtes de brouilly, chénas, chiroubles, fleurie, morgon, moulin-à-vent, régnié, saint-amour ... Dez vinhos do Beaujolais mais trabalhados, tesouros da região. (escolha de até 2 caves para visita + degustação).
Almoçaremos em restaurante típico da região em meio aos vinhedos.
Visitaremos em seguida um castelo, conheceremos sua história e um pouco mais a história da região, com sua magnífica cave arcada. Finalizando nosso tour em Beaujeu, a capital histórica do Beaujolais, onde o moinho Romanèche-Thorins no século XV é classificado como monumento histórico.

1o DIA : A Toscana em Clochemerle

Começaremos por um pequeno vilarejo medieval que foi nomeado : mais belo vilarejo da França, localizado a cerca de 30 km de Lyon, de lá teremos uma vista excepcional sobre a paisagem do vale d'Azergues, com falsos ares de Toscana, que dá origem a vinhos gananciosos e generosos para desfrutar no local. Visitaremos a igreja e uma cave.

Almoço em um restaurante estrelado no guia MIhelin, localizado em um magnífico castelo.

Seguiremos a estrada para o norte, a paisagem muda: a estrada é mais íngreme e menor. É nesta área de 5250 hectares, onde bate o coração do Beaujolais, que nasceram os Beaujolais-Villages, vinhos frescos, elegantes, e perniciosos. 

De Denicé à Montmelas, de Charentay à Quincié, de Lantignié à Lancié ou Emeringues, entre castelos de contos de fadas e casarões do século passado, são 38 municípios que produzem este vinho. Visitaremos um deles, importante na história da região e dos seus vinhos. O passeio continua com a visita de um "domaine" com um vinhedo de 5 hectares de gamay plantados, com personalidade forte e idealmente apreciado após 3 ou 4 anos de envelhecimento. Degustação após a visita.

Uma parada em uma loja de produtos locais, com a explicação do seui guia e uma degustação estão previstos para terminar o dia.


3o DIA : A DISNEY DOS VINHOS

Em Romanèche-Thorins, um pouquinho antes de Mâcon, encontraremos o primeiro parque temático francês sobre vinhos, este complexo turístico de 20000m2 oferece entretenimento para pequenos e grandes. Almoçaremos por lá e à tarde faremos o tour das vinhas de trenzinho.
Nossa tarde continuará com uma visita à Mâcon para admirar o pôr do sol nas margens do Saône.